wp_dev

Criando o primeiro projeto para Windows Phone

Quando se está começando a desenvolver para uma tecnologia que não temos nenhum conhecimento, sempre procuramos algum exemplo simples para começar a se familiarizar com o ambiente e a linguagem de programação. Sempre encontramos o famoso “Hello World” como exemplo para qualquer linguagem de programação. Neste post irei mostrar como criar um projeto para o desenvolvimento de aplicativos para Windows Phone. Eu estou considerando que você já esteja com o Visual Studio 2010 Express for Windows Phone instalado, caso o contrário leia o post anterior aqui.

A criação de projetos para WP no Microsoft Visual Studio 2010 Express for Windows Phone é muito simples. Segue abaixo os passos a serem seguidos:

1. Criando um novo projeto

Com o Visual Studio já aberto, procure pelo link chamado “New Project”, localizado na coluna bem da esquerda da página inicial do ambiente. Também poderá criar um novo projeto pelo ícone localizado logo abaixo do menu “File” como na figura 1.

Figura 1: Novo projeto

 

Em seguida, abrirá uma janela para selecionar o template e inserir o nome do projeto. É uma grande vantagem do Visual Studio oferecer o template, pois as aplicações desenvolvidas para WP serão padronizadas, ao contrário de outras plataformas mobile. Isto facilita o usuário final a se adaptar com sua aplicação. Se caso queira ler mais informações sobre as vantagens do Windows Phone, leia este post aqui. Atenção! Antes de clicar em Ok, certifique-se de que o template selecionado é com a linguagem C#. A linguagem não precisa ser obrigatoriamente C#, poderá ser Visual Basic, porém, C# é a mais utilizada. Se não quiser deixar na pasta padrão que o ambiente cria para cada projeto, poderá ser salvo em outro lugar clicando no botão “Browse”.

Figura 2: Escolhendo o template e nome do projeto

 

Clicando em Ok, aparecerá outra janela para ser escolhida a versão da plataforma. Escolha a versão 7.1 e clique em “Ok”. Feito isso, o ambiente deverá estar semelhando a figura 4.

Figura 3: Escolhendo a versão da plataforma

Figura 4: Tela do projeto criado

 

2. Editando o código

O código que está aberto, podemos dizer que seja a nossa tela principal. As telas do Windows Phone são desenvolvidas em XAML (pronunciado zemel). O XAML é uma linguagem de marcação, como o HTML e o XML. O ambiente permite ao desenvolvedor arrastar os componentes desejados até a tela da aplicação. Isto evita que o desenvolvedor necessite escrever todo o código para o componente que deseja inserir na tela. Mas neste post mostrarei o código de alguns componentes básicos. Será inserido texto (TextBlock), caixas de texto (TextBox) e botões (Button).

Entre as tags <Grid x:Name=”ContentPanel” Grid.Row=”1″ Margin=”12,0,12,0″>  </Grid> foi inserido o seguinte código:

Tivemos o seguinte resultado:

Figura 5: Screenshot do projeto sendo executado no emulador

 

3. Testando no emulador

O Visual Studio para Windows Phone possui o emulador integrado. Para executar o emulador e testar o código que foi escrito, clique no ícone “Play” logo abaixo do menu superior como mostrado na Figura 6.

Figura 6: Executando o emulador

Perceba que quando for clicar nos botões da aplicação, não ocorrerá nada, pois não implementamos o código em C# para que possa ser efetuado os cálculos, assunto para o próximo post.

Sobre Lucas Bicca

Acadêmico de Sistemas de Informação na Ulbra Cachoeira do Sul, apaixonado por tecnologia, games e futebol. Serei responsável em postar assuntos relacionados a plataforma Windows Phone.