vswp

Preparando o ambiente de desenvolvimento para Windows Phone

Olá pessoal, neste post irei mostrar os primeiros passos para quem quer começar a desenvolver para Windows Phone. Muitos quando pensam em desenvolver para alguma plataforma ou linguagem, geralmente possuem alguma dificuldade para configurar o ambiente de trabalho.

Como mencionei no post anterior, esta plataforma está crescendo e a tendência para os próximos anos é ocupar o segundo lugar de sistema operacional móvel mais usado, atraindo muitos desenvolvedores.

A preparação do ambiente de desenvolvimento para Windows Phone, como a maioria dos ambientes Microsoft, é muito simples.

A baixo descrevo os passos a serem seguidos para a instalação do Microsoft Visual Studio 2010 Express for Windows Phone, ambiente muito parecido com outros Microsoft Visual, como para C#, web, entre outros.

1º passo) A página do Windows Phone para desenvolvedores, não possui o ambiente de desenvolvimento para fazer o download, porém podemos encontrar um executável que permitirá baixa-lo. Acesse o link e selecione a versão do SDK. Neste post eu escolhi a versão 7.1, pois os aplicativos desenvolvidos com esse SDK poderão ser usados em dispositivos com WP 8 sem problemas. Outro ponto importante é que o SDK 7.1 pode rodar no Windows 7, já o SDK 8.0 não poderá ser instalado nessa versão do Windows. Para começar o download, clique no botão destacado na figura 1;

Figura 1: Página para download

 

2º passo) Depois de feito o download, execute o arquivo para que abra uma janela com os termos de licença e logo em seguida aperte o botão de instalação para começar o download. O download torna-se um pouco demorado por ter em torno de 600 mb. Obs.: embora seja demorado, dê uma olhada no andamento do download frequentemente, pois o assistente de instalação pode pedir para o usuário reiniciar manualmente o computador.

Figura 2: Assistente de instalação

 

3º passo) Mesmo sendo uma ferramenta gratuita, o Microsoft Visual Studio 2010 Express for Windows Phone exige que o usuário registre antes de completar 30 dias após a instalação. Com o ambiente na sua tela inicial, clique na barra de menus em Help -> Register Product como podemos ver na figura 3.

Figura 3: Começando o registro

 

Em seguida, abrirá uma janela para o usuário inserir uma chave de registro. Como você não possui uma, clique no botão “Obtain a registration key online”.

Figura 4: Janela para inserir a chave de registro

 

Clicando neste botão uma página da web será aberta para o preenchimento dos dados do desenvolvedor. Obs.: você deverá ter uma conta Microsoft para preencher este formulário.

Figura 5: Formulário

 

Depois de preenchido, clique no botão abaixo do formulário e logo após aparecerá a chave de registro para ser copiado e colado no campo mencionado anteriormente do Visual Studio. Clicando em “Register Now”, o Visual Studio já estará registrado e pronto para ser usado.

Figura 6: Concluindo o registro

 

Usei como exemplo o Visual Studio 2010 Express for Windows Phone, mas se preferir uma versão mais atualizada do VS, use o Visual Studio 2012 Express for Windows Phone  que já vem acompanhado do SDK 8. Mas lembre-se, por ser o SDK 8, só é permitido em máquinas com o Windows 8 64 bits. Também há possibilidade de preparar o ambiente de desenvolvimento no Visual Studio padrão já instalado no computador, explicarei em posts futuros.

Espero ter sido claro com a explicação. Se caso tiver alguma dúvida ou problema a respeito da instalação e preparação do ambiente de desenvolvimento, deixe um comentário para que possa ajudar. No próximo post, vou mostrar um simples exemplo usando o ambiente mostrando os recursos básicos do SDK.

Sobre Lucas Bicca

Acadêmico de Sistemas de Informação na Ulbra Cachoeira do Sul, apaixonado por tecnologia, games e futebol. Serei responsável em postar assuntos relacionados a plataforma Windows Phone.